Grupo organiza teste nacional de banda larga

Postado por Hawk sábado, 21 de novembro de 2009

Um grupo técnico formado por entidades como Anatel, Inmetro, Rede Nacional de Pesquisas e NIC.br (órgão executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil) vai mapear a qualidade de serviços banda larga no Brasil.
A ideia do NIC.br é investir R$ 100 mil em esforços como a medição de velocidade real de conexões banda larga em diversos pontos do Brasil, além de coletar dados fornecidos voluntariamente por usuários de todo o país.

Os dados voluntários serão colhidos por um aplicativo disponível no site do NIC.br que vai medir a qualidade da conexão à web dos usuários e relacioná-los ao CEP onde o usuário vive. O dado geográfico permitirá ver quais são as regiões do Brasil com mais e menos infraestrutura de internet e qualidade de banda larga.
Além disso, o NIC.br vai contratar serviços de banda larga em diversos pontos do país, de diversos fornecedores e diferentes tecnologias para testá-los.
Para isso, cem terminais de acesso com dispositivo GPS (para assegurar informações geográficas) vão circular o Brasil testando serviços de banda larga. Os testes ocorrerão sem o conhecimento das empresas de telefonia.
Os dados mapeados pelo NIC.br serão cruzados com outros estudos feitos por órgãos que colaboram com a pesquisa, como Anatel e Inmetro.
O Instituto de Metrologia, por exemplo, mantém um carro laboratório circulando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para avaliar, bairro a bairro, a qualidade do sinal de serviços móveis como banda larga 3G, TV digital, rádio digital e WiMAX.

No caso destas duas últimas tecnologias, a medição ocorre de forma pontual, pois ainda há pouca abrangência de rádio digital e WiMAX no Brasil.

Todos estes testes devem gerar um documento apontando as principais características, qualidades e deficiências da banda larga no Brasil. O resultado do estudo poderá orientar a agência reguladora a tomar medidas mais eficazes para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de internet no país.

Comentário: Será que com isso isso, teremos uma possível melhora na qualidade dos serviços banda larga? Tudo no Brasil é o contrário, os valores altos mas qualidade baixa, sendo que em vários países estrangeiros é o contrário, será que algum político vai parar pra pensar que o Brasil só anda, anda e anda mas anda em círculos?

Fonte: Info/Abril

0 comentários

Postar um comentário

.